Logotipo da Nike
Em 1971, quando a Nike estava começando, seus quatro donos pediram a um estudante de arte de Portland, EUA, que fizesse um desenho que expressasse velocidade. Com o prazo estourado e nada satisfeitos com o resultado, eles acabaram concordando com o logo, que é o mesmo até hoje. Pagaram US$35.
Logotipo da Playboy
O diretor de arte desenhou o coelhinho - símbolo escolhido por Hefner. O logo vende desde desodorantes a máquinas de fliperama.
Não ganhou nada a mais por isso.
Logotipo da Globo
Em 1974, Hans Donner desenhou no guardanapo de um avião aquele que seria o símbolo da mais poderosa rede de televisão brasileira. Nove meses depois, o designer mostrou o desenho a Walter Clark que aceitou imediatamente e lhe deu um cheque de 120 mil dólares.
Logotipo da Abril
Victor Civita criou a editora Abril em 1950 e queria que o símbolo fosse uma árvore, representando fertilidade, vida e otimismo. Em 1965, fizeram um concurso na editora, entre os diretores de arte. O escolhido foi Juvenal Ramos. Também não ganhou nada por isso.
Logotipo da Hering
Os irmãos Hering decidiram fazer um trocadilho com seus sobrenomes (hering em alemão significa arenque, peixe parecido com a sardinha) e criaram a marca da empresa, que são os dois peixinhos há mais de cem anos. Em 1993, o logo foi modernizado pela SAO, agência de programação visual, extensão da DPZ, e custou 200 mil dólares.